top of page

Autonomia que gera valor

2022
Franquia
Expanzio | Regularização e expansão de franquias
Dados sensíveis foram omitidos para respeitar cláusula de confidencialidade e não concorrência prevista em contrato.

Objetivo

Desenvolver soluções em serviço que proporcionem aos colaboradores entregar mais valor ao cliente final.

 

Minha atuação

Como Designer de Serviço atuei neste projeto da fase de Discovery à entrega das soluções de serviço. Elaborei os roteiros de entrevista, reuniões e dinâmicas dos workshops. Conduzi os encontros com colaboradores e board diretor. Elaborei artefatos de serviço, jornadas de usuário e propus melhorias gerenciais. Realizei também entrevistas de profundidade com clientes e colaboradores, além de ter facilitados grupos focais.

 

Contexto

A Expanzio se posiciona como Maga da Lei pela sua eficiência e qualidade no serviço prestado. E como parte do planejamento estratégico, contrataram a Oni | Design de Negócios para desenvolver soluções de serviços reforçar seu posicionamento de marca e aumentar a satisfação de seus clientes.


Discovery & Imersão

Para a etapa de Discovery & Imersão, realizei entrevistas de profundidade, grupos focais e pesquisa quantitativa.


Nas entrevistas de profundidade investiguei com os clientes possíveis quebras de serviço e as forças da Expanzio. E nas pesquisas quantitativas, coletei insumos da percepção de entrega e valor pelos clientes.


Já nos grupos focais, explorei com os colaboradores o que mais impactava no dia a dia de trabalho de cada um e os benefícios de se trabalhar na Expanzio.


Redesenho da Experiência

Para sanar as dores dos públicos externos (franqueadores) e internos (colaboradores) realizei grupos de trabalho com os colaboradores e sócios da empresa. Nesses grupos discutimos possíveis soluções, impactos de cada proposta e a prioridade de cada uma delas.


Usamos o blueprint de serviço como ferramenta norteadora para as discussões e dinâmicas de Design Thinking para gerar as opções de soluções.


Soluções e melhorias

Foram geradas mais de 50 soluções de serviço que iam desde melhorias gerenciais até a oferta de amenidades, brindes e souvenires aos franqueadores.

Entre as soluções mais importantes destacam-se:


1. Maior autonomia para os colaboradores

Para atender às dores e demandas dos clientes conforme a proposta de valor da Expanzio, desenvolvemos diversas soluções para aumentar a autonomia dos colaboradores.


2. Reestruturação comercial

Para se adequar à proposta de valor da Expanzio e com o objetivo de melhorar a satisfação nos projetos da empresa, propomos uma reestruturação no setor comercial e nas propostas ofertadas.


3. Ritos e amenidades

Criamos ritos e marcos de projetos que aumentam a percepção de entrega de valor para os clientes e tornam a estrutura de trabalho mais clara e fluída.


Entrega

Entregamos o blueprint de serviço com as soluções associadas a cada etapa e personas. Priorizamos as soluções propostas por o grau de relevância e esforço de implementação. Detalhamos os custos, riscos e indicadores para acompanhar a aplicação de cada proposta. Foi entregue também o canva de inovação criado para o projeto.


Resultados

Maior autonomia para os gerentes de contas e clareza para os franqueadores das etapas de projeto, reduzindo a ansiedade e quebra de serviço.


Entendimento do diferencial competitivo de estar associado ao nosso cliente através artefatos de serviço e clareza da entrega de valor.

bottom of page