Laboratório para o futuro
2023
Bancário
Empresa de meios de pagamento
Dados sensíveis foram omitidos para respeitar cláusula de confidencialidade e não concorrência prevista em contrato.
Objetivo
Desenvolver em ambiente virtual os espaços do laboratório de inovação de modo a permitir o trabalho híbrido e a gestão e conhecimento da empresa.
Minha atuação
Atuei neste projeto como designer thinker e analista de inovação. Facilitei workshops e grupos focais para levantar requisitos e necessidades para o gêmeo digital do laboratório de inovação do cliente. Gerir equipe de desenvolvimento garantindo conexão entre a estratégia empresarial e a solução proposta. Garantir a entrega do projeto nos prazos estabelecidos.
Contexto
Como parte do planejamento estratégico, o cliente queria se posicionar como uma empresa inovadora no segmento de meios de pagamentos. Para isso a MJV foi contratada para desenvolver o laboratório de inovação com o intuito de apresentar as soluções em meios de pagamentos de nosso cliente e divulgar as tecnologias de parceiros.
Neste projeto, fiquei responsável pela elaboração e condução do desenvolvimento do gêmeo digital do laboratório de inovação.
Discovery & Imersão
Realizei workshops e grupos focais com a equipe de inovação do cliente com o objetivo de compreender as necessidades e expectativas quanto ao laboratório.
Nesta etapa, definimos os pilares do laboratório e as premissas de cada um deles. Esses pilares norteadores são:
Inovar com agilidade e eficiência
Expandir o conhecimento e a marca do cliente
Engajar e colaborar
Espaços de inovação
Com a definição dos pilares, defini junto com o cliente quais os espaços iríamos virtualizar e como. Essa etapa foi importante para compreendermos os esforços necessários para a construção do gêmeo digital e para definirmos a maneira como iríamos cumprir com os objetivos estratégicos do negócio. Os espaços desenhados foram:
1. Escritório Virtual
Usamos o Gather para reconstruir o espaço de trabalho dos colaboradores do nosso cliente. Nós também elaboramos um regimento interno para garantir que o não haveria distinção entre o trabalho presencial e remoto.
2. Portal do conhecimento
Intranet com toda a documentação da empresa, dos projetos desenvolvidos e com cursos para capacitação.
Site público com conteúdos e cursos para divulgação da empresa como uma marca inovadora.
3. Laboratório Digital
Modelagem 3D do espaço de showroom do laboratório digital transportado para aplicação em VR e em site online (similar ao Google Street View). Nessa aplicação é possível disponibilizar as mostras físicas do laboratório de inovação em formato virtual
Entrega – Escritório virtual
Entreguei o acesso ao escritório via Gather e book de boas práticas de uso do espaço.
Neste book de boas práticas documentei todas as regras de uso dos ambientes virtuais, as regras de documentação das reuniões e decisões do projeto. O foco é manter a gestão de conhecimento disponível a todos os colaboradores, estejam eles presencialmente ou não nas discussões
Entrega – Portal do Conhecimento
O desenvolvimento técnico do portal ficou a cargo do cliente, contudo, elaborei o documento de requisitos do negócio e acompanhei a implementação das páginas do portal.
Entrega – Laboratório Virtual
Desenvolvemos aplicação para Oculus Quest 2 e site com experiência de uso similar ao Google Street View. Nesta aplicação é possível interagir com as tecnologias expostas no laboratório de inovação físico e ter acesso aos cases, mídias e aplicações desenvolvidas pelo cliente ou parceiro.
A aplicação em VR permite navegação pelas mãos, sem necessidade do uso de controles e movimentação pelo ambiente, aumentando a imersão.
Resultados
A construção dos ambientes virtuais permitiram maior colaboração entre as equipes dos projetos de inovação, independentemente de estarem sediadas no escritório da empresa ou não.
O espaço showroom virtual também permitiu a empresa estreitar os laços com os parceiros e com as empresas sócias controladoras dela. Assim, ela também se posicionou como uma empresa inovadora dentro do grupo controlador.
Por fim, a gestão de conhecimento melhorou, facilitando o handoff entre os times e colaboradores.